O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.
A segunda edição do guia passou por um processo de consulta pública, que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final em 2014.
Tendo em vista os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores.
No dia 17 de setembro, uma nota técnica do Ministério da Agricultura foi divulgada pedindo a revisão do Guia.
De acordo com o ministério, a revisão precisa “ouvir” a indústria de alimentos. A nota também pede o fim da classificação que se refere à redução de alimentos ultraprocessados, descritos no Guia Alimentar. A nota foi enviada ao Ministério da Saúde, responsável pela elaboração do Guia.
A tentativa de alteração do Guia nega evidências científicas em relação ao consumo de ultraprocessados e também os impactos ambientais que o consumo excessivo de carnes acarreta.
A professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Patricia Jaime, responsável pela Coordenação Técnica Geral do Guia se diz surpreendida com a interferência do Ministério da Agricultura sobre um assunto sanitário. “O Guia Alimentar é uma diretriz oficial do governo brasileiro, emitido pelo Ministério da Saúde, para orientar uma alimentação saudável. Quando o Ministério da Agricultura pede uma revisão, com argumentos falaciosos e que negam a ciência parece uma ingerência induzida por conflitos comerciais”, afirmou, em entrevista a Glauco Faria, no Jornal Brasil Atual.
Este guia é para todos os brasileiros. Devemos apoiar e defender o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Para acessar o Guia Alimentar na íntegra, clique aqui
Lia Brito de Lima - Nutricionista e col
aboradora do Programa Diálogos de Saberes
Em defesa ao direito da alimentação saudável. Parabens Lia
ResponderExcluir