CURSO SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NAS VERTENTES

A AAFAS (Associação da Agricultura Familiar Agroecológica de São João del-Reis); a UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), através do Programa de Extensão Diálogos de Saberes para a promoção do Desenvolvimento no Território Vertentes; e a CRSANS (Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) – Território Vertentes convidam para o Curso 
SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NAS VERTENTES
O Curso SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NAS VERTENTES ocorrerá às quartas feiras, de 20 às 22 horas, entre os dias 08/07 a 26/08/2020.
O Objetivo do Curso é subsidiar a reflexão e os diálogos de saberes para ações em SAN que contribuam para o enfrentamento da pandemia e para a promoção do desenvolvimento no território Vertentes.
O Curso será ministrado pela Educadora Popular Conceição Maria do Carmo (Tutuca), pelo Professor Márcio Carneiro dos Reis (UFSJ) e por Convidadas e Convidados. 
As inscrições poderão ser feitas através do link: https://forms.gle/imXmrybxGsmui2FL6.   
O Curso que será realizado a partir da Plataforma Google Meet. 
Um pouco antes das aulas será disponibilizado o link para acesso à Sala de Aula através de nossas Redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/dialogosdesaberes/ 
Facebook: https://www.facebook.com/dialogosdesaberesufsj/?ref=br_rs 
Blog: https://dialogosdesaberes.blogspot.com/ 
A seguir, a Apresentação do Curso:
O Curso aborda o tema do desenvolvimento territorial apresentando a SAN como uma estratégia privilegiada para a sua promoção. 
Está baseado na experiência brasileira e no caráter intersetorial de ações e políticas públicas em SAN. 
Destaque será dado para a reflexão e ação sobre Saúde e Nutrição, Vulnerabilidade Social e Redes de Solidariedade, Agricultura Familiar, mercados de proximidade, transição agroecológica e a importância da democracia nos processos de tomada de decisão sobre ações públicas que impactam os problemas do desenvolvimento. 
O Curso conclui com 
o Proposições políticas para o desenvolvimento no Território Vertentes e
o Proposições de tema e conteúdo para os próximos cursos.
PROGRAMAÇÃO:
01/07 – Aula de Apresentação do Curso
08/07 – AULA 1 – Desenvolvimento territorial e estratégias de desenvolvimento
Nessa aula haverá uma conversa sobre o problema do desenvolvimento na atualidade e sua dimensão territorial. Além disso falaremos sobre algumas estratégias que tradicionalmente têm sido utilizadas para a promoção do desenvolvimento nos territórios.  
15/07 – AULA 2 – SAN como estratégia de desenvolvimento territorial
O objetivo dessa aula é apresentar a SAN como estratégia de desenvolvimento. O foco aqui será o tema da intersetorialidade: como ações e políticas públicas de SAN são capazes de reunir experiências e saberes e produzir ações políticas a partir de diferentes setores (saúde, agricultura, trabalho e renda, assistência social, meio ambiente, organização dos espaços rural e urbano) e que enfrentam diferentes dimensões do problema do desenvolvimento nos territórios.
22/07 – AULA 3 – SAN – A experiência brasileira
Nessa aula será apresentada a experiência brasileira em SAN. Será dado destaque para três aspectos dessa experiência e que desembocaram na proposição de políticas públicas hoje reconhecidas mundialmente: mobilização social e experiência democrática, aprimoramento conceitual e aprendizado técnico e político-institucional.
29/07 – AULA 4 – Saúde e Nutrição no Território Vertentes
Essa aula terá o objetivo de refletirmos sobre as relações entre saúde, nutrição e SAN, trazendo elementos relativos ao alimento saudável e aspectos da saúde individual e coletiva. Serão também apresentados dados e análises sobre o estado nutricional e de saúde da população das Vertentes de uma forma geral e de agricultores familiares, especificamente.
05/08 – AULA 5 – Vulnerabilidade Social e Redes de Solidariedade nas Vertentes
Nessa aula serão apresentados dados sobre vulnerabilidade social e redes de solidariedade no território Vertentes. Esses dados serão tomados como ponto de partida para uma discussão mais aprofundada sobre a importância da Economia Popular e Solidária e do fortalecimento dessas redes, não só como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, mas também como estratégia de desenvolvimento no território. 
12/08 – AULA 6 – Agricultura Familiar, mercados de proximidade e transição agroecológica
Nessa aula, serão apresentados dados da agricultura familiar e informações colhidas sobre comércio e serviços nas Vertentes com três propósitos, basicamente: subsidiar a discussão sobre o fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade; dar continuidade ao processo de construção de um plano de desenvolvimento rural e a proposição de um plano de transição agroecológica 
19/08 – AULA 7 – Proposições políticas para o desenvolvimento no Território Vertentes
Fortalecimento das Redes de Solidariedade 
Combate ao desperdício e constituição de Bancos de Alimentos
Fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade
o Alimentos adequados e saudáveis, e de 
o Bens e serviços essenciais não alimentares
o Produção artesanal, prestadores de serviços, pequeno comércio, feiras livres
Fortalecimento da agricultura familiar, da agricultura urbana e periurbana
Incentivar produtores familiares agroecológicos ou em transição agroecológica
Garantir democracia no processo de tomada de decisões sobre o enfrentamento da pandemia e o desenvolvimento territorial.
26/08 – AULA 8 – Discussão sobre Proposições de Políticas e encaminhamentos.
Plano de Comunicação para enfrentamento da pandemia e promoção do desenvolvimento local e regional.
Plano Emergencial de Assistência Social a ser apresentado aos executivos municipais.
A elaboração do Plano de Fortalecimento de Circuitos Curtos e Mercados de Proximidade
A proposição da constituição de bancos de alimentos regionais e municipais.
A elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural e Transição Agroecológica para o Território Vertentes.
A realização do I Seminário Regional de Redes de Solidariedade.
A realização do I Seminário Regional de Mercados de Proximidade.
Proposições de tema e conteúdo para os próximos cursos.
O curso está aberto para a participação de interessados de uma forma geral, mas gostaríamos de convidar para participação toda a Equipe envolvida com o Programa Diálogos de Saberes e também com o Projeto Enfrentando a pandemia COVID-19 através da promoção da SAN.
Sobre CARGA HORÁRIA
Trata-se de um Curso de Extensão de Curta Duração com Carga Horária Total de 24 Horas/Aula, sendo que 8 dessas horas/aula serão destinadas a trabalhos orientados em grupo.

AULA 1 08/07/2020: 
Desenvolvimento territorial e estratégias de desenvolvimento🌱

Horário: 20hrs as 22hrs
Sequência cronológica da Aula:
10 min. entrar e apresentar a plataforma, dar orientações aos participantes para melhorar a sua participação online.
15 a 20min. de fala de cada palestrante apresentando os temas e perguntas geradoras.
30 min. de fala dos participantes respondendo as questões geradoras e trazendo novas questões
30 min. para encaminhamentos finais e construção da proposta para o plano de desenvolvimento e agradecimentos finais.

📍Sequência temática:
O CHÃO QUE PISAMOS, DE ONDE PARTIMOS:
1° Questão geradora: O que entendemos por desenvolvimento? E o que podemos fazer para alcança-lo?
📚Referência: 
Os 17 ODS https://ideiasustentavel.com.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/
TEXTO:SAN como representação do desenvolvimento: reflexões em torno de um conceito e sua prática. Márcio Carneiro dos Reis
Objetivos do projeto:
Fortalecimento das Redes de Solidariedade
Combate ao desperdício e constituição de Bancos de Alimentos 
Fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade de Alimentos adequados e saudáveis, e de Bens e serviços essenciais não alimentares 
Produção artesanal, prestadores de serviços, pequeno comércio, feiras livres 
Fortalecimento da agricultura familiar, da agricultura urbana e periurbana 
Incentivar produtores familiares agroecológicos ou em transição agroecológica 
Garantir democracia

📍OLHANDO PARA O TERRITÓRIO:
2° Questão geradora: Quais experiências/atores estão em curso no território das vertentes? Quais aspectos o território apresenta?
Levantar a partir da linha do tempo, quais são as experiências já concretas de SAN no território e quais atores estão impressos nela. Quais são os anúncios e as denúncias que o território já apresenta?
Trazer de forma clara, no mapa as experiências construir ao longo das aulas e crescer o diagnóstico do território ao longo do tempo.
📚Referência: Mapa do território

Encaminhamentos finais:
📌 Propostas para o Plano de Desenvolvimento
📌 Formação de grupos de trabalho no curso

AULA 2 15/07/2020: 

SAN como estratégia de desenvolvimento territorial
⏳Horário: 20hrs as 22hrs⌛
📚Sequência cronológica da Aula:
15 min. entrar e apresentar a plataforma, dar orientações aos participantes para melhorar a sua participação online. 
AVISOS GERAIS: Frequência das aulas.
15 a 20min. de fala de cada palestrante apresentando os temas e perguntas geradoras.
30 min. de fala dos participantes respondendo as questões geradoras e trazendo novas questões
30 min. para encaminhamentos finais e construção da proposta para o plano de desenvolvimento e agradecimentos finais.
Sequência temática:
O CHÃO QUE PISAMOS, DE ONDE PARTIMOS:
1° Questão geradora: Como criar fundamentação para as propostas de desenvolvimento promovidas pela SAN? O que ela tem de diferente?
Referência: 
TEXTO:SAN como representação do desenvolvimento: reflexões em torno de um conceito e sua prática. Márcio Carneiro dos Reis
📌Objetivos do projeto:
Fortalecimento das Redes de Solidariedade
Combate ao desperdício e constituição de Bancos de Alimentos 
Fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade de Alimentos adequados e saudáveis, e de Bens e serviços essenciais não alimentares 
Produção artesanal, prestadores de serviços, pequeno comércio, feiras livres 
Fortalecimento da agricultura familiar, da agricultura urbana e periurbana 
Incentivar produtores familiares agroecológicos ou em transição agroecológica 
Garantir democracia
OLHANDO PARA O TERRITÓRIO:
2° Questão geradora: Como as estratégias de SAN surgem no território?
Evidencia quais são os aspectos de congruências entre SAN, Economia Solidária, Justiça Social e Democracia respeito as diferenças e diversidade cultural. Quais são os anúncios e as denúncias que o território já apresenta?
Trazer de forma clara, no mapa as experiências construir ao longo das aulas e crescer o diagnóstico do território ao longo do tempo.
Referência: https://marista.edu.br/ims/wp-content/uploads/2017/07/Livro-Encantar-e-vida-com-a-Diversidade.pdf
📌Encaminhamentos:
Fortalecer o grupo e comunicação entre os participantes do curso de SAN.
Formação de grupos de trabalho no curso.

💚📚Aula- 22/07 –AULA 3 –SAN –A experiência brasileira

⏳Horário: 19:50hrs as 22hrs⌛

O curso está aberto para a participação de interessados de uma forma geral, mas gostaríamos de convidar para participação toda a Equipe envolvida com o Programa Diálogos de Saberes e também com o Projeto Enfrentando a pandemia COVID-19 através da promoção da SAN.

Sobre INSCRIÇÕES:
As inscrições poderão ser feitas através do link: https://forms.gle/imXmrybxGsmui2FL6


05/08 –AULA 5 –Vulnerabilidade Social e Redes de Solidariedade nas Vertentes



📍Nessa aula serão apresentados dados sobre vulnerabilidade social e redes de solidariedade no território Vertentes.
Esses dados serão tomados como ponto de partida para uma discussão mais aprofundada sobre a importância da Economia Popular e Solidária e do fortalecimento dessas redes, não só como forma de enfrentamento das desigualdades sociais, mas também como estratégia de desenvolvimento no território.

🔎Coordenadores: 
Conceição Maria do Carmo (Tutuca) -Educadora Popular 
Márcio Carneiro dos Reis-Prof. do Departamento de Ciências Econômicas UFSJ.

💡Convidada: Merilane Emanuele Cardoso

Mediadora: Lívia Mara- Homeopata e Mestranda em Educação pela UFV

Relatoras e sistematizadoras: 
Bárbara Brasiel Neiva: Administração – UFSJ: 

Renata dos Reis Sousa: Geografia – UFSJ 


⏳Horário: 19:50hrs as 22hrs⌛

Sequência cronológica da Aula:

15 min. entrar e apresentar a plataforma, dar orientações aos participantes para melhorar a sua participação online. 

40 min. Divisão das comissões e encaminhamentos das tarefas

20 min. de fala de cada palestrante.( faça suas perguntas e considerações no  chat)

20 min. para encaminhamentos finais

📚🌻🥑Curso 1 de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional

SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NAS VERTENTES

12/08 – AULA 6 – Agricultura Familiar, mercados de proximidade e transição agroecológica

Conceição Maria do Carmo (Tutuca)
Márcio Carneiro dos Reis
Vicente Germano de Santana
Simone de Faria Narciso Shiki
Shigeo Shiki

Nessa aula, serão discutidos temas relativos à agricultura familiar, aos circuitos curtos e apresentados dados da agricultura familiar nas Vertentes com três propósitos, basicamente: 
- subsidiar a discussão sobre o fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade; 
- dar continuidade ao processo de construção de um plano de desenvolvimento rural e 
- a proposição de um plano de transição agroecológica
 
🍍🥥🍌VAMOS NESSA!


IMPORTANTE: O LINK PARA A VIDEO-AULA SERÁ DISPONIBILIZADO NOS CANAIS DO PROGRAMA 15 MINUTOS ANTES DE CADA AULA, JUNTAMENTE COM O ROTEIRO DA AULA: 
Instagram: @dialogosdesaberes
Facebook: Diálogos de Saberes ;
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PARA ACESSO AO MATERIAL, INSCRIÇÃO E DEMAIS DUVIDAS ENTRAR EM CONTATO: dialogosdesaberes.ufsj@gmail.com

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